Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

sábado, 19 de março de 2011

MEDITANDO SOBRE ESPAÇO SEM TEMPO E TEMPO SEM ESPAÇO

por Mario Sales FRC.:,S.:I.:,M.:M.:
Briah, Tempo sem Espaço


O Tempo sem Espaço é Som, mas Som que não se propaga, Som sem som, murmúrio abafado, aliás, nem isto, já que está retido na garganta de Deus por não ter espaço por onde se propagar.
É o Som do Pensamento, que ecoa em nossa mente sem se deslocar


Porque o Som que se ouve, propagou-se, irradiou-se através de uma extensão, ou por outra, deslocou-se através de algum espaço. Já o Som sem propagação é puro pensamento, intenção de som, como movimentos involuntários de cordas vocais sem emissão de ar durante um sonho.


Talvez por isso o Som Primordial, o OM, seja tão gutural, grave. Em Briah, enquanto Deus imagina o Mundo, ele sonha, como ensina o Vedanta.




Interessante.
Esta é a explicação do Tempo sem Espaço: a Intenção do Som, a Imaginação do Som, o delinear de uma sinfonia na cabeça do Compositor. Não ainda a Música da Criação, mas a Criação Mental da Música.


A Justiça, a Misericórdia e a Beleza são Princípios Éticos, Concepções acerca da Obra, nada denso ou sólido, mas fundamentos mentais em ebulição no calor do pensamento para a execução da obra. Este triângulo mental está no período de sonho e desejo. Briah é fogo e desejo.



Yetzirah: Espaço sem Tempo


O que dá existência ao Tempo é o Movimento. O Espaço vazio, sem nada que o ocupe e que se desloque sobre ele, é o Espaço sem Tempo. Só pelo movimento sobre o espaço surge o deslocamento e a sucessão de instantes, as durações. Diz o Cabala: “Antes que pusesse sua coroa para estabelecer seu reinado ele delimitou o Ilimitado dentro de limites. Correu uma cortina diante D´Êle e nela Ele começou a desenhar o Seu reinado. Mas nada existia, exceto em nome.” Este é o Espaço sem Tempo. A Prancheta de Deus, um desenho da Obra, o plano no papel, o pensamento e a intenção transformando-se em projeto. Desenho sem vida, imóvel, apenas traços em uma folha, rabiscos da Criação.
Em Yetzirah as bases da sinfonia embora prontas, não estão redigidas, devidamente delineadas. Começa então o Criador-Compositor a escrevê-la. Ele tem diante de si a pauta e repassa todos os detalhes, compassos, tempo de entrada em relação a todos os instrumentos. O Som , entretanto, ainda não se propaga.
Yetzirah é a redação das notas, não o concerto. Diz o Cabala: “Deus separa de Si mesmo todas as coisas ainda que Ele não esteja separado delas.” Yetzirah é Elaboração, Organização do Desejo em Projeto.


O Compositor está Criando, colocando suas Inspirações e Imaginações em uma folha de papel, retirando D´Êle a Obra, que ainda assim será uma extensão de Si Mesmo. Mas não há som, apenas um espaço em potencial a ser preenchido. Não havendo Som que se desloque, não há movimento no ar, não há deslocamento, não há Tempo.
Tempo é Movimento. Espaço é “uma cortina estendida diante D´Êle, e nela Êle começa a desenhar Seu Reinado”.
O Espaço, sem Tempo, é a Prancheta de Deus, Seus Traços, Seu Projeto.

Um comentário:

  1. Olá, gostei de sua reflexão, da qual cheguei pela imagem do sonho, cuja tal usei em um post. espero que não se importe, na verdade acredito que não vá se importar. Agradeço a leitura e a imagem.
    Bons sonhos...

    ResponderExcluir