Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O GOLEM, COMO VEIO AO MUNDO

Trata-se de um filme de 1920, alemão. Legendas em português estão disponíveis, bastando serem ativadas. Dica do Frater José Marcelo Sobral, de Recife.

Do YouTube:
Publicado em 20 de nov de 2013
Com origem em 1847 numa coletânea de contos judaicos, o Golem significa "tolo", uma criação feita a partir do barro e com a alma animada através processos mágicos. Também faz referência a "uma substância incompleta" que apresenta uma certa santidade, porém incapaz de falar.
Esse filme foi feito em 1920, é a adaptação cinematográfica da narrativa clássica da história ambientada em Praga do século XVI. O rabino Judá Loew ben Betzalel, tenta usar o processo de permuta de palavras, como fez Raba, mas levaria alguns anos, então resolveu-se compactuar de forma "salomônica" com um espírito da Goetia, que certamente em seguida, vem cobrar seus serviços. Assim o Golem de guardião do gueto contra os anti-semitas de torna-se um destruidor.
O Golem, é considerado uma das obras-primas do expressionismo alemão, sendo referência para a criação de homunculus, Frankeinstein e desenhos da minha época como "A Coisa".
Para quem aprecia leitura, o livro é de rápida leitura e possui várias versões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário