Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

quarta-feira, 6 de junho de 2012

RÉQUIEM PARA UM MESTRE


pelo discípulo Mario Sales

Frater Reginaldo Leite

É difícil escrever esse texto. Não fosse por ser um elogio póstumo, seria pelo fato de ser um elogio póstumo de meu Mestre pessoal e amigo, que nos deixou de forma súbita.
Místicos não morrem, apenas saem de seus corpos e retornam a plenitude de Deus temporariamente.
Transitam entre planos de manifestação e assim, os rosacruzes usam o termo Transição para descrever estes eventos.





Tudo isso funciona muito bem quando nossas reflexões são filosóficas e impessoais.
Quando se trata, no entanto,  de um grande amigo, que estava conosco até poucas horas antes, que não apresentava aparentemente nenhuma patologia que antecipasse um desfecho fatal, uma doença qualquer que nos permitisse a frase consoladora de "não tinha mais jeito", tudo muda.
Devemos lamentar a partida dos amigos como lamentaríamos aquele companheiro de todas as horas, aquele maravilhoso papo noite adentro, que de repente é calado por uma viajem inesperada a um país distante e do qual não tivemos oportunidade de nos despedir e abraçar.



Sim, são manifestações de apego, indignas de iniciados que sabem das limitações do tempo na carne, mas absolutamente condizentes com aqueles que exatamente por serem iniciados nos mistérios da existência descobriram a mais poderosa das energias, o mais poderoso dos fenômenos, a amizade.


A nossa confraria do vinho, reunida em São Paulo para um jantar na Biblioteca. Eu, Fernando, irmão de Maçonaria, Reginaldo e Carlos Yamashita, rosacruz e maçon, 2011

Antes de tudo, lamentar-se pelo amigo que já não está mais conosco nada tem a ver com aquele que se foi.
Não se trata dele quando choramos a sua ausência.
Trata-se de nossos próprios interesses egoístas, de nossa própria felicidade pessoal, que se vê diminuída na privação dos que nos traziam a camaradagem fundamental para atravessar os dias de cada encarnação.

Sóror Maria de Lourdes Lescano, Frater Reginaldo e Frater Felipe Lozano, em Curitiba, na palestra de Reginaldo para a reunião nacional dos Artesãos. Lourdes e Felipe são respevtivamente ex mestra e o atual mestre da Heptada Guarulhos, São Paulo.

Foram três anos intensos pelos quais sou grato ao Cósmico.
Neste aspecto nada tenho a lamentar.
E o que me consola é que o bem, como a Fênix, sempre renasce depois de fenecer, e reaparece em nossa porta, já que nenhum de nós, felizmente, nem mesmo mestres como Reginaldo são insubstituíveis.
Outro Reginaldo surgirá para diminuir a minha solidão e ignorância, isto é certo. E até que esta troca de bastões ocorra, terei pelo menos comigo a lembrança da alegria e do convívio com este poderoso esoterista que me deu algumas das minhas mais interessantes aulas e que transformou a Cabala para mim em algo corriqueiro e acessível, sem mistérios, como todo especialista em mistério deseja.

Amadeu Xavier, frater de Uberaba, Eu e frater Reginaldo na Convenção Mundial, ano em 2011, Curitiba.


Que o cósmico o acompanhe nesta nova jornada e já que o Tempo não existe, até breve, nas próximas vidas que nos aguardam neste sonho de Maya.
Reginaldo e Eu almoçando em Curitiba, na Convenção Mundial, 2011

9 comentários:

  1. Este amigo e professor repousará para sempre em nossos corações !

    ResponderExcluir
  2. Mário! Se você que estava "distante" (Espaço) sente isso, imagina nós que estavamos perto. Para um estudante Rosacruz entender intelectualmente a transição talvez seja fácil. Talvez para uns até mais fácil.
    O grande problema é que somos "meros" seres humanos, os quais, temos nossos apegos, esses nesse caso, pela nobreza como ele se apresentava. Pelas afinidades...
    Tenho pouco amigos de verdade e Leite era para mim um grande amigo. Não pelo conteudo intelectual, pois apesar de acessível pela didática que ele tinha e passava seu conhecimento, mas as vezes, pelas conversas banais quando paravamos para tomar um cervejinha para se destrair. Pelas piadas que contávamos, ou melhor, que ele contava, nunca fui um bom contador de piadas. Pelas caminhadas do Capítulo B. Viagem até a sua residência que era perto.
    Mas por uma coisa muito importante, pela bondade que tinha dentro do coração. Isso era a coisa mais preciosa que encontrei nele.
    Talvez alguns de nós ele não considerasse como o melhor amigo dele, mas para muitos de nós ele foi o melhor amigo...

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito frater Mário e amigos em geral do frater Reginaldo. Há um mês mais ou menos na saída da classe de iniciados foi comentado que estariam tentando trazê-lo para fazer palestra ou curso para nós. Sequer cheguei a conhecê-lo mas de fato apesar da dor que nosso apego humano nos detém e entristece, devemos olhar adiante e reconhecer que algo maior o esperava.
    PP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sinto muito e muito mais por nós que ficamos sem nosso mestre para quem ligávamos para tirar nossas eternas e constantes dúvidas.

      Excluir
  4. Respostas
    1. VIVA! Que quer dizer VIVER, manter-se VIVO. Conte comigo para mantê-lo VIVO.

      Excluir
  5. Queridos Frateres e Sorores, palavras são difíceis de escrever sobre algo que nos entristece.
    Apesar do conhecimento que aprendemos e intelectualmente sabemos de nossa passagem por maravilhoso planeta em um corpo físico para que possamos aperfeiçoar nossa essência...é muito triste acreditar que houve esta separação física deste maravilhoso Mestre,
    tive o grande prazer de conhece-lo em 2011 e re-encontra-lo na Morada do Silêncio há um mês novamente no Curso de Letras Hebraicas...que ele falava com total domínio e encantamento.... E foi através de você Frater Mário Sérgio que tanto falou deste Mestre que acabei por conhece-lo a aprendi a ama-lo como Ser Maravilhoso, Mestre, Humano e agora...uma Grande Estrela, certamente estará na Assembléia dos Grandes Mestres Espirituais. Deixou sua marca em nossas vidas e grandes lições e aprendizados.
    Irmão, deixo um fraternal abraço, Paz Profunda, Soror Jocelei Ap. - Pronaos Jaragua do Sul-SC.

    ResponderExcluir
  6. Saudações fraternais Fr Mario!

    Tive o recente privilégio de conhecer o Frater e Irmão Reginaldo. A notícia de sua partida me pegou de surpresa!

    Como bem descreveram fica esse sentimento forte da transitoriedade desse plano... e nosso ressentimento pela separação.

    Que possamos prestar as devidas homenagens ao 'Teacher' e desejar muita luz para seu desabrochar nessa nova etapa do caminho.

    Paz Profunda a todos nós.

    ResponderExcluir
  7. Em Natal e Recife, o nosso Mestre Reginaldo Leite era chamado de "O Sábio". Ele realmente é um sábio. Nos legou ensinamentos, exemplos de abnegação, de doação, de despreendimento, de amizade e de amor que nos fizeram refletir e ainda nos fazem. Que o nosso Mestre e Sábio siga seu Caminha na Luz, na Paz Profunda do Crisco Cósmico.
    O Escriba.

    ResponderExcluir