Multi pertransibunt et augebitur scientia (Muitos passarão, e o conhecimento aumentará).

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A IMAGEM E A IDÉIA

por Mario Sales, FRC, S.:I.:, M.:M.:



Toda idéia anseia por uma imagem que a expresse.

São como o Fogo e o Calor.

Idéias sem imagens são pífias em força, vazias de poder, reféns de raciocínios aquém da imaginação.

Mesmo a Música e a Matemática devem eventualmente encontrar as suas expressões imagísticas, seja na arte da Ópera, no Balé ou nos Filmes; seja nas tentativas quase frustras de visualizar as formas geométricas ou espaciais resultantes de uma equação.

Idéias precisam de Imagens como a Vida precisa imensamente da Imaginação. Não vivemos a Realidade como supomos, mas deslizamos em meio as crenças que nos formam, conduzem e circundam, em choque ou cumplicidade constante com outras crenças daqueles que conosco coexistem na sociedade.

A própria existência, em si, depende de uma Imagem a guiá-la: e os fatos , melhor dizendo, os “fatos”, ah, os “fatos”, estes submetem-se às concepções que dominam as mentes daqueles que os interpretam, e que afirmam testemunhá-los.

Convicções muito fortes constituem-se em aparente solidez, desmontável pelas concepções científicas da Mecânica Quântica, ou por filósofos atentos ao aspecto mais importante da vida humana: seu caráter eminentemente psicológico.

A mente é poderosa, para o bem e para o mal, e a Imagem é o único arreio que este animal bravio permite que lhe seja colocado.

Quanto mais clara a Imagem, mais domesticada a Energia Mental, e mais poderosa sua expressão, sua força.

Imagens são como funis, pelos quais canalizamos e disciplinamos os fluxos da energia mental, criadora, à Imagem e Semelhança do Todo Poderoso.

Somos criadores de Mundos e não sabemos.

“Somos Deuses e não sabemos disso.”

Cônscios de todas essas coisas, de todas essas premissas, cuidemos de elaborar Idéias de Beleza e Refinação, de Progresso Científico e Moral para a Humanidade, e não esqueçamos de dar a cada uma dessas Idéias uma Imagem que a canalize para o que chamamos de Mundo Real, pois tudo que o homem pode imaginar ele pode criar.

Esta também é uma crença, mais uma entre tantas.

Espero que neste campo de incertezas e energias que chamamos de Realidade, ela prevaleça, e que eu mesmo, em nome do Bem de todos e daqueles que eu amo, possa usá-la para criar um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário